quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Review CD - DIRT (Alice In Chains)

“Hate to see, Hate to fell”





O que essa banda é para mim?. Sentimento
Alice In Chains certamente foi um marco para o Rock, o Grunge e o Metal e para a minha vida.
Das distorções das guitarras a bela melodia e o timbre do vocal praticamente perfeito do Layne, tudo ali transpira verdade, especialmente todo o sofrimento que esse cara passou.
O álbum “Dirt” é o mais famoso e considerado o melhor deles, o som é bem introspetivo, atmosférico, forte, fodastico. As letras vão do desespero, raiva, ao abuso no uso de drogas a morte em si. Nunca ouvi algo tão forte e depressivo ao mesmo tempo. Ai vai uma breve análise faixa a faixa.

Them Bones

Faixa de abertura pesada, com numa atmosfera pesada, mostrando o conceito do Dirt pesadona, muito legal. Riff cavernosos nesta aqui, alguns dos melhores deles. Solo muito legal. Esta tem clip, bem bacaninha. O Refrão é totalmente viciante, ao mesmo tempo que soa niilista “I fell so alone gone end a big pile of them bones”A letra simplesmente fala sobre a morte e solidão, tem um “q” de uma raiva contida pelo destruir do universo, algo um pouco típico destes caras. 5/5

Dam That River

Se Them Bones era a musica pesada que mostrava a atmosférica depressiva do Dirt a Dam That River já tém uma atmosfera mais vingativa, e pq naum mais animadinha “animadinha nos moldes do Dirt”. Uma das minhas preferidas do Dirt. Musica bem consistente. A letra fala sobre uma briga. E algo como... em Them Bones você encara a morte, você esta sozinho, as drogas só tem empurram mais para baixo, em Dam That River os amigos também não existem. Parte instrumental totalmente inspirada . Foda 5/5


Rain When I Die

Riff cabuloso! Som de chuva....titulo da Música “Choverá quando eu morrer?”
Hsaushaushaua
Outra musica fabulosa, instrumental muito, mais muito bom, guitarra cheia de distorção, como o titio Felipe gosta. A letra agora fala sobre o sexo oposto, possivelmente uma decepção com uma namorada... Tem uma pitada de Stooner rock. 5/5

Rooster

Agora uma música um pouco mais calma. Rooster e uma típica pseudobalada. Fala sobre a ida do Pai do Jerry a Guerra do Vietnã e os horrores que ele viveu lá, a saudade da família e tals. A musica no geral não é tão marcante quanto as outras já citadas acima, mas o que é aquele solo distorcido! Muito bom, totalmente sentimental. 4.5/5

Sickman

Aquela bateria no começo, introdução muito boa, porém, acho a música em si um pouco enjoativa,. Peso médio. A letra possivelmente é a mais depressiva da carreira do Alice, apesar de não ser a música que evoca mais tristeza do álbum, n sei se quem escreveu a letra foi o Layne ou o Jerry, só sei que quando escreveu tava na fossa! 4/5

Junkhead

“Say, I do it a lot!”

Música arrastadona, instrumental forte, refrão muito “colante”. Segundo a minha opinião, o solo mais legal do álbum depois da Rooster. Titio Layne da uma aula sobre a raiva que tinha de ter se tornado, em suas próprias palavras um “Drogado” . 4,5/5

Dirt

Algo meio da “arábia” no instrumental, arrastadona. Refrão legal, como quase todos do álbum, solo bom. Não gostei da vocalização, apesar de demonstrar muito a depressão evocado na música. 4/5

Godsmack

Adoro essa. Rockzão baseado bem no peso, instrumental ótimo, o melhor refrão na minha opinião, voz cavernosa e letra muito boa, falando sobre o vicio e isolamento causado pelo consumo de heroína. “What in God's name have you done?Stick your arm for some real fun” . Final épico 5/5.

Hate to Fell

“Odeio ver, Odeio sentir”

Stonner. Bateria boa, guitarra pesada. Gosto muito da Letra. Totalmente baseada na vida do Laney, o pai dele era viciado em heroína e abandonou a família quando ele era pequeno, ele era tímido e o mais quieto na sala de aula, mas jurou que iria se tornar um musico famoso para poder encontrar o pai que n conhecia muito bem. O dia chegou ele encontrou o pai e o pai o ajudou a se viciar em heroína. “Todo esse tempo eu jurei que nunca estaria como meu velho, Oh céus, hora de encarar exatamente o que eu sou” 5/5

Angry Chair

Uma das mais famosas senão a mais famosa deles, de cara não gostei muito. Mas depois ela cresceu, o jogo da bateria durante a musica e muito legal, letra boa, tem um “q” de psicodélico. Em muitos momentos nos também ficamos presos em uma “Cadeira Raivosa”....O refrão “I don´t mind”, reflete muito bem a sensação do q ele fala. 5/5

Down in a Hole

A musica mais doce do álbum. Excelente. Reflete o espírito do álbum “Veja meu coração eu o decorei como se fosse uma sepultura”. Niilista mas ao mesmo tempo muito bonita, sei lá ela e meio down mas n me deixa triste shaushausa 5/5

Would

Fechamento de álbum mais do que excelente. Sempre q eu escuto essa musica e como se eu sentisse um ar gelado na cara. Passa muito feeling e atmosfera, linha de baixo ótima. “Corpo à deriva é a única deserção voando ainda não totalmente a noção”
Talvez seja a mais light do álbum em questão de letras e atmosfera, é um pouco mais clara, do que as outras musicas, e por que não até romântica. 5/5
“Estou errado?
Corri longe demais para chegar em casa?Parti?E deixei você aqui sozinhaSe eu fosse, você poderia?”

“If I would, could you?”

CD EXCELENTE - RECOMENDO!

Nenhum comentário: